Sabe qual o país foi considerado o lugar no mundo onde as pessoas mais vivem alegres?A Dinamarca. Pois lembrei dum dinamarques mucho lôco - e alegre- que conheci em Porto no 1º Fórum Social Mundial. Pontos elencados por ele sobre a Dinamarca: lá a verticalização social é pouca. Não existe essa agudização de classes como na América Latina, onde 3% da população concentram o grosso da grana e 70% 'se viram' pra sobreviver. Lá um professor, artista, médico, empresário, secretária, faxineira, têm um nível de vida muito similar e se nêgo fica desempregado, além do seguro social o estado ajuda a arrumar outro trampo. O legal também é que não há a forçação familiar e social de 'certas' profissões. O importante é o cara ser feliz em sua escolha, quer ser músico-que seja, quer ser palhaço de circo-vai nessa, e por aí vai...Outra enorme diferença em comparação com a gente é que o imposto é pago proporcionalmente, no Brasil estudos indicam que quem paga mais é quem ganha menos...Também tem a questão comportamental. É muito difícil um dinamarques casar - oficilamente- sem antes ir morar junto. É comum tmb terem filhos sem o compromisso do casamento. E para mim o que mais chamou a atenção é que lá mais de 60% - índice altíssimo- da população não acredita em Deus nem em religiões. O dinamarques nesse ponto me olhou fixamente e perguntou: - não acha interessante um lugar em que não acreditam em Deus dar certo? Taí, a Dinamarca tem muito o que ensinar ao mundo: conseguiram um certo socialismo com distribuição de renda, não precisam de deuses e podem curtir a vida numa boa..
Assinar:
Postar comentários (Atom)
3 comentários:
é... um índice altíssimo de suicídio porque faz muito frio e as pessoas se deprimem. também altíssimo de alcoolismo porque TODO mundo bebe, e começa cedo. E na dinamarca, você como estudante tem direito a tudo, uma vez que isso acaba você só se fode, o WOW seguro desempredo (que é bem melhor que o nosso, lógico) não é suficiente pra pagar todos os almoços, aluguel e transporte público (que também é caro). Ah, nem falei que como é "socialista" a propriedade privada (carro, casa, seja qual for) é um sonho que quase ninguém atinge, porque tudo, inclusive o financiamento é difícil. Minha amiga quando morava lá me mandou um jornalzinho que eles fizeram na facul dela com uma notícia fantástica (pra mim): tava rolando uma espécie de plebiscito pra obrigar nego a colocar as revistas pornôs numa prateleira mais alta pra tirar da vista direta das crianças. Sabe o que aconteceu? As revistas continuaram onde estavam, eles cagam pro que as crianças vêem.
A Dinamarca é legal, mas 6milhoes de pessoas até eu faço um país bom.
e eu nem falei dos groelandeses que são O problema social.
ahaha, o suicídio é bem maior na Suécia. E o seguro desemprego deve ser beeeemmm melhor que o nosso mesmo. Já quanto aos 6 milhões de pessoas, o Uruguai têm menos que isso e olha no que deu ...E tu é uma cara de pau Paola, lá ninguém mora na rua, só se quiser. Casa é para todos sim! E tenho o dito rsrs
Deixa eu botar minha colher nesse mingau. Eu cheguei à conclusão tautológica de que só se pode ser feliz onde se está!
Mas concordo que um equilíbrio social ajudaria muito, pois não há como toda nossa justificada felicidade tupiniquim não ficar empatada com a tristeza não menos tupiniquim de ver tanta miséria. O Brasil é maravilhoso, mas pensar que há mais felicidade que tristeza nessas terras não faz jus ao retrato de nossa realidade.
Melhor ficar no empate, por enquanto... e salvem os amigos!
Postar um comentário